O SAAE Jataizinho

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE de Jataizinho é uma Autarquia Municipal com personalidade jurídica de direito público, sendo sede e foro na cidade de Jataizinho, Estado do Paraná e dispondo de autonomia econômica-financeira-administrativa dentro dos limites da lei que o criou: Lei n° 010/65 de 19 de junho de 1965 onde o mesmo foi reorganizado no ano de 1967.
O SAAE mantém convênio de assistência técnica e administrativa com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), entidade federal vinculada ao Ministério da Saúde, criada pelo Decreto n° 100 de 16/04/1991, sediada à Rua Cândido Lopes, 208 em Curitiba-PR. Neste convênio, a FUNASA se presta a dar assistência técnica e administrativa ao SAAE, na realização de seus objetivos e na solução dos problemas de saneamento básico. Fornece também projetos de obras e o acompanhamento de engenheiros de seu quadro no desenvolvimento das obras realizadas no setor de saneamento. Adquire e fornece materiais e equipamentos necessários para a reformulação e ampliação dos sistemas de água e esgoto, Quando ocorre liberação das dotações destacadas para o SAAE nas propostas orçamentárias anuais da FUNASA, que integra o orçamento da união ou por Emendas Parlamentares(as verbas são liberadas pela FUNASA e aplicada no Município a fundo perdido. Isto quer dizer: o SAAE não precisa pagar pelo investimento realizado).

A receita do SAAE, proveniente das tarifas de água, esgoto, taxas de ligação, religação, mão-de-obra e outros serviços são investidos no próprio sistema, com pagamento de funcionários, energia elétrica, material de manutenção, combustível, compra de equipamentos, reagentes e produtos químicos. A média dos investimentos nos sistemas de água e esgoto é em torno de 20% da receita, ao mês. A receita média do SAAE é de R$ 180.000,00 mensais. O SAAE conta com orçamento próprio. A contabilidade do SAAE é parte integrante da Contabilidade do Município e o SAAE presta contas ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná.

O SAAE é dirigido por um Diretor Presidente. Contando também com um Plano de Cargos e Carreiras. O SAAE possui um contingente de 27 funcionários. Hoje tem um total de mais de 4.700 ligações de água (4.100 delas ativas) e mais de 3.900 ligações de esgoto. Distribui-se em média 75 milhões de litros de água por mês (média de 2,5 milhões por dia). Tem também 50.695 metros lineares de rede distribuídas de água e 41.838 metros lineares de rede coletora de esgotos sanitários. Os esgotos são 100% tratados em 3 lagoas anaeróbicas e 1 facultativa. A captação de água é feita no Rio Tibagi e mais 2 poços artesianos. O SAAE tem 2 boosters, 1 elevatória de esgotos e uma mini-estação elevatória de esgotos. Tem 1.835 m3 de reserva de água em vários reservatórios. Possui também um laboratório de análises de água, onde são feitas as análises físico-químicas e bacteriológicas.

A frota de veículos do SAAE compõem-se de:
- 01 Toyota Bandeirantes;
- 02 Saveiros;
- 01 Retroescavadeira FIATALLIS;
- 03 Motocicletas CG 125 Cargo;
- 01 S-10;
- 01 Trator;
- 03 Motocicletas Honda Bros 150.

 

Localização