PROJETO ÓLEO ZERO

Publicado em: Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2014
Fonte: SAAE de Jataizinho

PROJETO ÓLEO ZERO

PLANO DE TRABALHO

OBJETIVO

O projeto surgiu da preocupação do SAAE em diminuir o despejo do óleo de cozinha doméstico e comercial na rede coletora de esgoto, pois essa prática ocasiona constantes obstruções, provoca a formação de detritos sólidos e incrustações nas paredes da tubulação dificultando a passagem de água causando os vazamentos. Reciclar é a maneira mais adequada de descartar o óleo de cozinha para que ele seja reutilizado de maneira sustentável e correto, com ele pode ser produzido sabão, detergente, glicerina, ração animal e biodiesel.

Visto o grande potencial na reutilização do material (óleo de cozinha) no ciclo produtivo, e principalmente a grande preocupação da ACEJA em inserir em seus associados, parceiros e sua comunidade, hábitos sustentáveis que se uniram as instituições de Jataizinho para juntos sanar essa problemática tão recorrente e emergencial em todo município.

Este termo de cooperação entre as instituições visa a Educação Ambiental como base para o descarte correto desse material, embora a maioria das pessoas saiba que o descarte incorreto traz prejuízos ao meio ambiente, ele é lançado diretamente na rede de esgoto, o Projeto Óleo Zero traz a alternativa de reciclagem, basta a população e o comércio atuante no ramo alimentício ser informada de que há uma solução sustentável para esse problema e fazer dele um hábito.

 

EXECUÇÃO

O Projeto Óleo Zero terá início com uma intensa campanha de divulgação através de panfletos nas faturas de água, campanhas nas entidades municipais, estaduais e particular de ensino com o apoio do Departamento de Educação e Cultura; divulgação na rádio Comunitária Nova Geração, jornais de circulação local, sites e redes sociais na internet. A coleta do material inicialmente dar-se-á na sede administrativa do SAAE – Rua Piquiri, 500; ao entregar o óleo de cozinha usado o participante do projeto receberá um cupom (mini cheque) para ser utilizado no comércio associado à ACEJA, cada Pet 2 litros de óleo doado será trocado por cupom no valor de R$ 1,00 (Um real). O material arrecadado será encaminhado à ACEJA que utilizará o óleo como matéria prima na fabricação de sabão que posteriormente serão doados às instituições sociais do município ou repassar a renda obtida pela venda do produto para essas instituições. Além de diminuir os problemas na rede coletora de esgoto, a ação resolve problemas ambientais, propicia o aquecimento do comércio local e beneficia entidades sociais.

O projeto será dividido em quatro etapas:

1º Etapa – Divulgação do projeto:

- Divulgação nas faturas de água através de panfletos

- Divulgação no comércio em geral através de cartazes

- Divulgação no comércio atuante no ramo alimentício presencialmente.

- Divulgação nas escolas municipais, estaduais e particular através de banners e campanha juntamente com os professores.

- Divulgação na Rádio Comunitária Nova Geração.

- Divulgação nos jornais de circulação local.

- Divulgação na internet através dos sites oficiais do SAAE, Prefeitura Municipal e ACEJA bem como nas redes sociais.

- Nesta etapa de divulgação, como forma de incentivar a participação das crianças (estudantes), o projeto contará com auxílio do Departamento de Educação e Cultura no processo de escolha do nome do mascote do projeto.

- As despesas decorrentes da etapa de divulgação correrão por conta do SAAE.

2º Etapa – Coleta

- Inicialmente o SAAE será o único ponto de coleta do óleo usado. Conforme o andamento do processo haverá a possibilidade de dispor de mais locais de recebimento (ponto de coleta), ou mesmo, conforme a necessidade, colocar a disposição veículos para coleta em locais previamente agendados.

- No local referido como ponto de entrega será feito a troca do óleo usado pelo cupom (mini cheque) no valor de R$ 1,00/PET 2 litros para ser utilizado no comércio associado da ACEJA.

- O recolhimento do óleo será no horário normal de atendimento – 8:00 às 11:30 – 13:30 às 17:00 de segunda-feira à sexta-feira.

- O óleo usado coletado no SAAE será destinado à ACEJA que será responsável pelo armazenamento.

- Os cupons (mini cheques) serão numerados para facilitar a prestação de contas em relação à quantidade de óleo entregue para a ACEJA.

- As despesas decorrentes da circulação dos cupons (mini cheques) no comércio correrão por conta da ACEJA.

3º Etapa – Fabricação do sabão

- O processo de fabricação do sabão ficará a cargo da ACEJA e Prefeitura Municipal de Jataizinho, local apropriado para a fabricação, mão-de-obra, aquisição dos demais produtos, envase e armazenamento.

- O local para a fabricação do sabão será definido posteriormente pela ACEJA.

- Nesta etapa de fabricação, como forma de inserção da população no projeto, será promovido um concurso para a escolha da melhor receita de sabão, os termos de realização bem como as regras de participação serão posteriormente definidos entre a ACEJA e Prefeitura Municipal através dos Departamentos Municipais participantes no projeto.

- As despesas decorrentes do processo de fabricação ficarão por conta da ACEJA e da   Prefeitura Municipal de Jataizinho.

4º Etapa – Distribuição/Doação do produto final

- A distribuição/doação ou a venda do sabão após a sua fabricação ficará a cargo da ACEJA e da Prefeitura Municipal de Jataizinho, bem como a escolha das entidades beneficiadas com o projeto.

- As despesas decorrentes do processo de distribuição/doação do sabão ficarão por conta da ACEJA da Prefeitura Municipal de Jataizinho.

 

REPRESENTANTES DAS ENTIDADES

- ACEJA – Élcio Azevedo Pinto – Presidente da ACEJA

Moiara Aleixo – Secretária ACEJA

- SAAE – Wanderley Moreno Baptista – Diretor Presidente SAAE

Susan Suemi Goto Correa – Ass. Administrativo SAAE

- PREFEITURA MUNICIPAL – Elio Batista da Silva – Prefeito Municipal

Rodolpho H. S. Brandão – Secretário Meio Ambiente

 

EQUIPE EXECUTORA DO PROJETO

Coordenadores: Élcio Azevedo, Wanderley Moreno Baptista

Assistentes: Moiara Aleixo, Susan Suemi Goto Correa

Apoio técnico: Rodolfo Hugo Splendor Brandão (comunicação e gestão ambiental);

 

PRAZO DE EXECUÇÃO DO PROJETO

- O projeto terá início no dia 04 de agosto de 2014 sendo de caráter contínuo.

- Este projeto tem estimativa de execução contínua e será revisado em cada etapa, ao longo do tempo e do decorrer do projeto, o objetivo é descontinuar a troca do produto óleo de cozinha por cupons, visto que a troca tem intuito de estimular e criar em toda população de Jataizinho o hábito e a consciência de que esse material é um grande agente poluidor do meio ambiente, mas que pode retornar ao ciclo produtivo, garantindo maior vida útil das lagoas de tratamento de esgoto e dos rios, bem como gerar emprego e renda, consolidando hábitos sustentáveis. 

 

CONTRIBUIÇÃO DAS ENTIDADES

No projeto o SAAE oferecerá, além de seu aparato técnico de funcionários, espaço físico na realização de reuniões, equipamentos de informática, disporá de espaço físico na aplicação do ponto de coleta do material, bem como profissionais treinados para atendimento e prestação de informações sobre o projeto durante o expediente da instituição.

A ACEJA oferecerá um profissional na operação, execução, bem como atendimento e informações aos associados e ao público em geral. Também disporá de equipamentos de informática e espaço físico para realização de reuniões e ações comunicacionais do projeto.

A Prefeitura Municipal dispõe dos Departamentos de Agropecuária, Abastecimento e Meio Ambiente, Ação Social e Departamento de Educação de Cultura de Jataizinho para dar apoio em todas as etapas do projeto.

Os entes proponentes vão receber apoio institucional do Serviço Social da Indústria (Sesi), entre outras instituições, a serem definidas em reuniões e encontros setoriais durante a execução do projeto.

 

RESULTADOS DESEJÁVEIS

Educação ambiental para toda a população, atingindo as crianças através da campanha nas escolas, as mães, donas de casa e comerciantes do ramo alimentício que são os grandes geradores desse material; criar hábitos sustentáveis na população de Jataizinho e sanar a problemática dos locais de entupimentos na rede de esgotamento sanitário causados pelo lançamento do óleo de cozinha nos ralos.

Todas as etapas deverão ser cumpridas conforme o cronograma e o plano de ação desenvolvido pela equipe técnica do projeto. Todas as etapas do projeto serão contempladas com ampla divulgação através de ferramentas comunicacionais e midiáticas, e se darão de forma contínua, gradual, e cíclica, conforme plano de ação de comunicação.

 

CRONOGRAMA

21 e 25 de julho de 2014

Realização de reunião periódicas entre os com o corpo técnico e operacional, incluindo também, representantes das demais instituições envolvidas para apresentar, discutir e propor um plano de ação para cada área.

28 de julho a 01 de agosto de 2014

Confecção em empresa gráfica dos materiais que serão utilizados na divulgação do projeto como panfletos, banners e cartazes; distribuição dos convites para o lançamento do projeto.

04 de agosto de 2014

Lançamento do projeto que será realizado na sala de reuniões do SAAE de Jataizinho às 16:30 horas, o evento contará com a presença de autoridades, Secretários municipais, diretores de escolas, comerciantes do ramo alimentício de Jataizinho.

A partir de 04 de agosto de 2014

Início da divulgação com a distribuição os panfletos nas faturas de água e esgoto do SAAE. Distribuição dos banners para as escolas iniciarem a campanha da escolha do nome do mascote. Visita nos pontos comercias com a distribuição de cartazes informativos.

A partir de 04 de agosto de 2014

Realizar peças de áudio a terem inserção na rádio comunitária de Jataizinho Rádio Nova Geração, 87,9FM. Realizar forte presença nas mídias sociais, tais como: facebook, twitter, youtube, instagram, blog oficial, site do SAAE, site da ACEJA e site da Prefeitura Municipal contendo todos os elementos visuais do projeto gráfico original.

A partir de 04 de agosto de 2014

A partir desta data estará disponível o ponto de coleta na sede administrativa do SAAE apta a recolher o material.

05 de dezembro de 2014

Revisão das etapas executadas e a eventual necessidade de alterações nas etapas do projeto.

 

CONTROLE E AVALIAÇÃO DO PROJETO 

- Serão realizadas reuniões bimestrais, com apresentação de deliberações conforme relatório dos erros e acertos dentro da evolução do projeto. A data para realização dessas reuniões, será marcada de comum acordo entre os membros da equipe técnica.

- Todas as deliberações produzidas pelos membros da equipe técnica, devem ser informadas aos demais envolvidos no projeto em um prazo de até 48 horas após a tomada de decisão, por telefone, e-mail, fax, ofício. Havendo necessidade de realização de reunião extraordinária, o coordenador ou membro da equipe técnica deverá convidar os demais membros para as deliberações.